ampliar

Foi riquíssimo o dia das 30 garotas selecionadas entre mais de duas mil inscritas para passar a quinta-feira, 6, no Autódromo de Interlagos, conhecendo os bastidores do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, na quarta edição da FIA Girls on Track Brasil Experiência para Estudantes realizada pela pela CFA (Comissão Nacional Feminina de Automobilismo) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Na programação, estudantes brancas, pretas, indígenas e asiáticas, dos ensinos médio e superior, vindas do Distrito Federal e dos estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, assistiram palestras rápidas com Giovanni Guerra, presidente da CBA, responsável pela criação da CFA em 2023, Fabiana Ecclestone, vice-presidente de esportes da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a América do Sul, e Luanda Guerra, presidente da Associação Automobilística do Brasil, focada em mobilidade segura e inclusiva.

Muita conversa

Elas tiveram momentos de bate-papo com Oliver Haider, supertintendente de marketing da Porto, patrocinadora da CFA, que sorteou ingressos para cinco estudantes verem os treinos da sexta-feira; com Lucas Leung, da Oracle; com uma engenheira e um engenheiro da equipe da Mercedes; com a espanhola Nuria Encina Redondo, primeira mulher do comissariado técnico da FIA; com Gabriela Pedron, comissária desportiva da CBA, assistente de diretor de prova adjunto do GP de São Paulo; e com as jornalistas Mariana Becker, Nathalia De Vivo e Erica Hideshima, especializadas em automobilismo.

“O Giovanni, que é dentista, a Fabiana, formada em direito, e a Luanda, cirurgiã vascular, falaram sobre inspiração para trabalhar com o que se ama, sendo exemplos de que, independentemente da sua formação, se você tem uma paixão, vai conseguir trabalhar com ela se correr atrás até achar um caminho”, resume Rachel Loh, integrante da CFA e da FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) ao lado da presidente Bia Figueiredo.

“Deus no céu e CFA na terra” – Giovanni – que em 2021 acolheu a FIA Girls on Track, uma iniciativa mundial surgida há cerca de cinco anos, presente em vários países, e criou a CFA em janeiro de 2023 – revela seu orgulho pelas realizações, já premiadas com o troféu Jose Abed Award, recebido por ele e Fabiana na cerimônia de encerramento do FIA American Congress, na Guatemala, e entregue a Bia, Rachel, e Bruna Frazão, integrante da CFA e da FIA GOT BR até o ano passado, no jantar da CBA na programação do GP de São Paulo de F1 de 2023.

“Vejo o trabalho da CFA como extremamente bem sucedido, que tem dado, de certa forma, uma honra para a CBA, não só pelo que está sendo feito, mas também por poder mostrar ao mundo o que nós estamos fazendo. A estrelinha verde no logotipo da CBA, aludindo ao prêmio que ganhamos da FIA, já diz tudo. Não é só o sucesso, mas a satisfação de ver o trabalho sendo tão bem realizado, dando retorno para o automobilismo brasileiro, para o Brasil, e para o automobilismo do mundo, um exemplo de como um programa pode ser tão bem sucedido. Naturalmente eu sou só alegria, agradecimento a Deus no céu e à CFA na terra”, diz o presidente da CBA.

“Projetos copiados pela FIA” – Fabiana, grande apoiadora das iniciativas de Giovanni, valoriza as realizações que Bia vem comandando: “Quero parabenizar a CFA. Vários dos projetos que acontecem aqui no Brasi foram até copiados pela FIA. São iniciativas interessantes e que têm dado bons resultados. Uma das coisas mais bacanas é trazer meninas que gostariam de ter acesso ao automobilismo e não tiveram oportunidade. Quando a CFA cria essa iniciativa, dá chance para que elas vejam modelos (de organização) e conheçam pessoas que vão inspirá-las em suas carreiras, no automobilismo diretamente, ou em áreas ligadas ao automobilismo indiretamente”.

Bortoleto na foto

Depois das palestras, as estudantes caminharam pela pit lane, visitaram os boxes do safety car e do medical car da F1, da Mercedes e da Visa Cash App Racing Bulls, equipe dos pilotos Isac Hadjar e Liam Lawson, estiveram na linha de chegada na pista e no pódio. Mas os episódios mais emocionantes foram vividos no paddock. Nesse quesito, nada superou o momento em que elas se encontraram com o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, atraindo um paredão de fotógrafos quando ele se posicionou entre elas para uma foto.

“Esta edição superou nossas expectativas. Não tivemos contratempos, escapamos da chuva, e as meninas puderam aprender muitas coisas sobre como funciona a máquina da Fórmula 1”, comenta Rachel, que, com Bia, comandou a ação, contando com o essencial suporte das voluntárias Alessandra Lopes, Pamela Daud, Thaynara de Alcantara Ramos e Victoria Angelina.

“Foi um dia superespecial”, Bia afirma. “Mais uma vez a gente realizou alguns sonhos de meninas que têm vontade de trabalhar com o automobilismo e puderam ter uma noção bem realista da complexidade do trabalho necessário para a realização de uma corrida da principal categoria do mundo. Muito obrigada aos nossos patrocinadores e a todo o time da CFA que muito trabalhou para que pudéssemos oferecer esse dia marcante para essas garotas.”

O que disseram algumas estudantes

Ana Gabriely, de São Paulo, estudante de psicologia na UNIP (Universidade Paulista): “Eu me inscrevi para participar porque tenho interesse em trabalhar com automobilismo na área de psicologia”.

Luiza Sato, de Recife, estuda publicidade e propaganda na Universidade Católica de Pernambuco: “Tenho planos de trabalhar com automobilismo, principalmente no setor de acessibilidade e diversidade, que é uma área que a FIA tem”.

Rafaela Mayumi, de Mogi das Cruzes (SP), estudante do ensino médio no Colégio Adventista: “Eu me interesso muito por Fórmula 1 e quero trabalhar com automobilismo no futuro, na área de mídia, nos bastidores”.

Raquel Alencar, de Santo André (SP), cursa segundo grau no EJA do SESI: “Meu sonho é trabalhar com automobilismo nas áreas de jornalismo e de marketing”.

Patrocínio

A FIA Girls on Track Brasil Experiência para Estudantes na Fórmula 1 é uma realização da CBA, da CFA e do BRB. Tem patrocínio da Porto e conta com apoio da Mercedes-Benz Cars & Vans e do FIA Sports Grant.

 

 

Mais fotos

Clique na foto para ampliar